Projetos
Projeto Paulicéia 2.0
A Pauliceia 2.0 é uma plataforma que tem o objetivo de fazer o mapeamento colaborativo da história de São Paulo no período de 1870 a 1940.
O projeto é uma parceria entre a UNIFESP (campi de Guarulhos e São José dos Campos), o Arquivo do Estado de SP, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Emory University (Estados Unidos).
Mas a concepção de “ciência aberta” que orienta o projeto faz dele uma iniciativa amigável à participação de todos os interessados em diversas etapas de sua execução.
As enchentes na cidade de São Paulo: abrangência espacial e impactos sociais, 1870-1940.
De novembro de 2012 a agosto de 2015, o Hímaco desenvolveu um projeto que teve o objetivo de capacitar o grupo no uso de geotecnologias. O projeto-piloto teve como objeto as principais enchentes que afetaram a cidade de São Paulo durante o período mais dramático de sua urbanização, de 1870 a 1940. A ideia de um projeto-piloto respondeu ao objetivo de conhecer a tecnologia dos sistemas de informações geográficas e dos aspectos metodológicos envolvidos na sua utilização em investigações históricas. Os recortes temáticos, temporais e espaciais resultaram da capacitação acadêmica dos professores participantes do grupo e da densidade de produção historiográfica dedicada à cidade de São Paulo no período.