Publicações

Revistas e periódicos

Trabalhos acadêmicos

Autor: Vitor Mendes Monteiro (2024)

Dissertação de Mestrado orientada pelo Prof. Luis Ferla. Os edifícios ocupados por movimentos de moradia se tornaram marca indelével da paisagem paulistana, sobretudo no Centro do município, a partir da década de 1990. Questionando qual a história desses edifícios é que surgiu a dissertação “Construção, abandono e ocupação: A história de imóveis ocupados por movimentos de moradia no Centro de São Paulo”. A pesquisa mescla uso de Sistemas de Informações Geográficas, de fontes primárias das documentações na municipalidade de tramitação das construções, de registros de hemerotecas sobre o uso dos edifícios, seu esvaziamento e ocupação pelos movimentos de moradia. Cinco ocupações existentes, na atualidade, no distrito da Sé foram selecionadas como objetos imediatos de estudo, numa análise que buscou compreender a inserção destes imóveis nas dinâmicas da luta de classes na urbanização paulista. 


Autoras: Cintia Almeida e Luanna Nascimento (2021)

Trabalho de conclusão de curso orientado pelo Prof. Luis Ferla. O trabalho investigou o uso de geotecnologias no estudo da história, considerando as possibilidades de trabalho colaborativo e ciência aberta das Humanidades Digitais.  Para isso, realizou dois estudos de caso na Plataforma Computacional “Pauliceia 2.0”, que permite o mapeamento colaborativo da cidade de São Paulo no recorte de 1870 a 1940. Os estudos de casos possuem dados que podem ser espacializados, tendo como temáticas os territórios ocupados pelos homossexuais e a repercussão das políticas sanitaristas na habitação operária.


Autora: Ana Maria Barbour (2021)

Dissertação de mestrado orientada pelo Prof. Luis Ferla. O trabalho buscou entender o vetor de urbanização do bairro do Pari a partir da elaboração de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), o que incluiu a espacialização dos dados encontrados nos livros de transcrição de imóveis (sobre compra e venda de propriedades no bairro), entre 1890 e 1900. Para realizar a pesquisa foram usados vetores e base cartográfica desenvolvidos pelo grupo Hímaco. As camadas produzidas devem ser agregadas ao Pauliceia 2.0.



Autora: Maíra Rosin (2014)

Dissertação de mestrado orientada pela Profa. Maria Odila Leite da Silva Dias. O projeto mapeou os crimes de agressão registrados em autos-crime na cidade de São Paulo entre os anos de 1890 e 1920. A dissertação fez uso da base cartográfica desenvolvida pelo Grupo Hímaco, ao mesmo tempo em que sua pesquisa vem colaborando para o enriquecimento da mesma.


Autora: Ana Carolina Nunes Rocha

O projeto sob orientação do Prof° Luis Ferla pretende analisar a ocupação judaica na cidade de São Paulo, pelo viés espacial, além de gerar um banco de dados e mapas temáticos do período. A graduanda faz uso da base cartográfica desenvolvida pelo Grupo Hímaco, ao mesmo tempo em que sua pesquisa visa colaborar para o enriquecimento da mesma.


Autora: Lorrane Campos Rodrigues

O projeto de monografia visa discutir a atuação das trupes circenses em São Paulo no início do século XX, sua relação com o espaço e com outras formas de manifestação cultural, como o cinema e o teatro.